Embasamento Legal

Os Cursos Livres, amparados pela Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico. Estes caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam melhorar sua capacitação e profissionalização, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. 

A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. 

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Os cursos ofertados pelo IBF tem base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154. A nossa metodologia segue criteriosamente as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.

Classificação dos Cursos IBF

Cursos de classificação livre para Qualificação Profissional.

Objetivos dos Cursos IBF

O aluno aprenderá os principais conceitos da área pretendida, pautados pelas matrizes curriculares conforme as normas do MEC estabelecidas através da Resolução CNE nº 04/99.

Corpo Docente

Todos os professores que compõem o corpo docente do IBF tem habilitação nas áreas dos diversos cursos. São eles: Graduados, especialistas e/ou técnicos.

Não possuímos em nosso corpo docente profissionais não habilitados ou ainda em fase de habilitação.

Pré-requisitos mínimos

Não há pré-requisitos estabelecidos como mínimos para realização de nossos cursos. Porém, sugere-se que o aluno deva ter Ensino Médio completo ou estar em fase de conclusão.

Certificados válidos

O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que este não é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas junto aos órgão e conselhos de classes profissionais.

Todos os cursos IBF são certificados e acompanhados de histórico da matriz curricular e evolução do aluno, com o fim de comprovação da habilitação do mesmo para com os conteúdos abordados, atestando a sua qualificação para o exercício da atividade em questão.

Os alunos IBF devem consultar os regulamentos de cada seletiva, concurso ou entrevista para assegurar-se de que os certificados emitidos pelo IBF serão aceitos. Cada instituição possui critérios e regras próprias na admissão de certificação profissional e de qualificação. Não sendo estes critérios de responsabilidade do IBF.

Vantagens de cursos com certificados válidos

Aumentam a capacidade dos alunos de se inserirem no mercados de trabalho; Aumentam a probabilidade de promoção de cargo no emprego atual do aluno; Atualiza o currículo e aprimora a qualificação dos alunos proporcionando-lhes, melhores oportunidades no mercado de trabalho; Servem como composição de horas extracurriculares exigidas pelas instituições de nível superior.

IBF, Capacitando para o sucesso!

Localização
Cl 116 lote 09 Conjunto G, Sala 101

Avenida Alagados

Santa Maria - DF

Fale com o IBF: (61) 99429-1644
Contato telefônico ou via whatsapp
Segunda a Sexta de 08:00 às 18:00

Ou deixe-nos uma mensagem, preenchendo os campos abaixo, e os nossos coordenadores retornarão ao seu contato.

Funcionamento
Segunda à Sexta de  08:00 às 18:00

Todos os direitos reservados.

© 2018 IBF - Instituto Brasiliense de Formação Profissional

29.481.152/0001-35